sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Comentando especulações

Um dos jornais desportivos , já não sei qual , especula acerca do possível empréstimo de Rodrigo , Djuricic e Ola John .

Na minha opinião são três casos distintos . 

Djuricic acabou de chegar e apesar de vir rotulado de grande jogador não deixa se ser um miúdo de vinte e um anos que vem dum futebol muito diferente. A questão de saber se é um "10" ou um "9,5" parece-me algo irrelevante. Neste momento o treinador é Jorge Jesus e é ele quem terá de tirar o melhor rendimento do jogador.Emprestá-lo em Janeiro parece-me precipitado e contra-producente.

Ola John é um caso controverso . Veio como um velocista , nos primeiros jogos parecia um miúdo desajeitado e actualmente percebe-se que é um jogador de grande técnica mas lento de raciocínio. Nesta parte do raciocínio há quem defenda que ele é o extremo com maior critério do plantel mas que tem dificuldade em acompanhar colegas que se perdem muitas vezes em correrias inconsequentes. A ideia com que fico é que o holandês é um jogador muito tímido e , por isso , vai precisar de mais tempo para mostrar a verdadeira face e como me parece um grande jogador julgo que emprestá-o seria um erro.

Rodrigo é o terceiro miúdo em questão . Tem vinte e dois anos e a sua carreira no Benfica tem um "momento fracturante" -  a patada de Bruno Alves . Até esse momento Rodrigo prometia vir a ser um jogador de nível internacional. Mas a partir daí parece sofrer um qualquer bloqueio que o impede de ter o rendimento que lhe é exigido . Apesar da exiguidade de pontas de lança : temos apenas Cardozo e Lima parece-me que o empréstimo seria bom para Rodrigo e não seria mau para o Benfica.

2 comentários :

  1. O Ola não é lento de raciocínio, está lento na toma de decisão o que é totalmente diferente. Mas isso muda-se.

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que toda a gente ficou convencida que o Ola John era rápido por causa do jogo que fez na Luz quando entrou na segunda parte e apanhou uma defesa encarnada mal posicionada (dupla Luisão e Garay ficavam muito atrás) e um Maxi em baixo de forma (era a única opção para o lugar).

    Não acho o Ola John um jogador explosivo. É um jogador de bola no pé, mas quando se tenta colocar uma bola para a corrida ele perde invariavelmente para o lateral adversário. Depois, não sabe pressionar e recuperar rapidamente a posição. Em termos defensivos faz quase sempre uma zona a dois ou três metros do adversário...

    Também acho que há muita gente a valorizar a tomada de decisão conservativa, i.e., quebrar uma transição rápida e passar para trás ou para o lado. Se o Benfica treina para ser uma equipa de transição... se é esse o modelo de jogo. Então o Ola John nunca poderá ser a opção mais correcta. Aliás, mesmo que o Benfica queira ser uma equipa que também tenha posse, precisa de ter jogadores que saibam sentirem-se confortáveis nos dois registos e não num só. Também desta perspectiva Ola John é curto. Muito curto.

    Enfim, é um mole. Tem muito talento, não digo o contrário. Mas, talento não é tudo. Talento é o que há mais aí nos relvados de Portugal. Agora ter o factor "X", aquela sede de vencer, aquela insatisfação de querer fazer mais e melhor... isso ele não tem!

    Estamos a falar de um jogador que veio por 9 M€(?) e que para mim, nem sequer vale 3 M€.


    Quanto a Djuricic, o problema deste é simples: posicionamento! O Jesus que lhe dê as funções do Amorim agora e vai perceber o perfume deste sérvio.


    E, o Rodrigo? Este precisa é de jogar. Olhando para o 4-3-3 do Benfica é apostar nele ou para a posição do Cardozo ou para a posição do Markovic. Acho que num 4-2-3-1, o Rodrigo a fugir da ala para o centro, tal como muitas vezes faz o Markovic, poderia surtir numa surpresa agradável.

    ResponderEliminar